Ação 01: Com suas palavras, explique como essas estruturas são importantes para a elaboração de algoritmos?
Ação 02: Explique as diferenças em relação às estruturas de repetição, (enquanto ... faça), (para ... faça) e (repita ... até)
Respostas
Olá.
Ação 01
As estrutura dos códigos servem para organizar e definir as funções do algoritmo, para que ele “efetue o que é desejado para ele de forma correta”. Em Portugol, o “faça”, “leia”, “escreva” e outros, servem exatamente para isso: “Dizer o que o código tem que fazer”.
Ação 02
“enquanto [CONDIÇÃO] faça”
Onde está “[CONDIÇÃO]” se coloca uma proposição lógica que, enquanto ela ainda for válida, vai manter os “códigos do faça” funcionando. Essa estrutura de repetição tem um prazo, que é até um número não chegar no limite pré-definido.
“para [CONDIÇÃO] faça”
Onde está “[CONDIÇÃO]” se coloca uma proposição lógica que, quando for encontrada no código (como uma variável >= ou = a algum valor), fará com que seja executado os “códigos do faça”. Essa estrutura de repetição só vai acontecer em casos específicos.
“repita [CONDIÇÃO] até”
Onde está “[CONDIÇÃO]” se coloca uma proposição lógica que, enquanto ela ainda for válida, vai manter os “códigos do faça” funcionando. Essa estrutura se assemelha com a primeira mostrada acima, só que essa só vai parar até a condição chegar até outra pré-definida.
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos