A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. Apesar das diferenças entre suas obras, o que eles apresentavam de comum?“A Bio Florais lança chocolates com ativos funcionais. São diversos produtos, para diferentes usos: Fitness, que ajuda a emagrecer; TPM, que diminui os efeitos da tensão pré-menstrual; Beauty, para melhorar a aparência e juventude da pele; e as opções com 50% e com 70% de cacau. Todos eles sem açúcar nem glúten, e sem leite. Para o lançamento a Bio Florais criou uma marca própria, desvinculada da marca máster: Active – Chocolates Funcionais. A criação da marca e das embalagens é da agência Dagom Comunicação Integrada. O flor pack que acondiciona os produtos, fornecido pela Erpes, tem tons aveludados e uma rotulagem clena com o mínimo de informações, porém facilmente identificáveis. As caixas-display são produzidas pela Rip Editores.” Considere as características dos produtos, do público-alvo e da marca descritos no texto e discorra sobre qual seria(m) a(s) estratégia(s) de preços e de comunicação adequadas para o caso.
Respostas
Pensar nas estratégias de marketing, é pensar em termos das estratégias de Produto, Preço (o valor mais adequado entre as possibilidades de aquisição dos consumidores e a rentabilidade da empresa), Praça (as formas mais adequadas de fazer com que o produto chegue nas mãos do consumidor) e Promoção (as estratégias usadas para tornar o produto conhecido no mercado).
Quanto as estratégias relacionadas ao preço dos produtos, há três estratégias que a organização pode utilizar:
· PRECIFICAÇÃO BASEADA EM CUSTOS: Consiste em determinar um percentual e adicionar ao custo total do produto/serviço (lembrando que este custo total deve incluir os custos fixos, variáveis, diretos e indiretos). Os principais desafios desta forma de precificação são que alguns custos são de difícil rastreamento, há uma maior dificuldade em precificar mão-de-obra do que materiais e talvez os custos não equivalham ao valor percebido pelos clientes.
· PRECIFICAÇÃO BASEADA NA CONCORRÊNCIA: Concentra-se nos preços praticados pelas empresas do mesmo setor ou mercado. Esta forma de precificação é útil quando os custos são difíceis de medir ou quando não se sabe como a concorrência reagirá.
Seus principais desafios incluem a dificuldade das pequenas empresas em cobrar preços equivalentes aos das grandes empresas (devido aos ganhos de escala destas últimas), a heterogeneidade dos serviços como um fator limitante para a comparação (já que nem sempre o serviço executado por uma empresa é exatamente igual ao executado por outra) e o fato de que talvez os preços estipulados não reflitam o valor para o cliente.
· PRECIFICAÇÃO BASEADA NA DEMANDA: Envolve a definição de preços de modo coerente com o valor percebido pelos clientes, ou seja, os preços são baseados no que eles se dispõem a pagar. Por exemplo: a imagem que os clientes têm sobre a qualidade do produto ou serviço, a sua impressão sobre o atendimento, a confiabilidade na empresa etc.
Entre seus principais desafios estão o ajuste dos preços monetários para que seja refletido o valor dos custos não-monetários e também o fato de que como o cliente não possui acesso total aos custos do serviço, em determinados casos talvez o preço não seja um fator central para ele.