• Matéria: Geografia
  • Autor: WallacePikeeno8280
  • Perguntado 8 anos atrás

Com base nos gráficos e em seus conhecimentos,

a) caracterize o processo de transição demográfica em curso no Brasil;

b) cite e explique dois possíveis impactos da transição demográfica brasileira sobre políticas públicas.

Anexos:

Respostas

respondido por: sabrinasilveira78
68

a)    Pelos dois gráficos é possível observar que o Brasil, durante o período estudado (de 2000 a 2050), deverá ter uma redução gradativa da população denominada “jovem” (de 0 a 14 anos), diminuindo de 29,8% em 2000 para 13,1% em 2050 e um aumento constante da população idosa (de 60 a 75 anos) e superidosa (+ de 75 anos). Esse último grupo aumentará de 8,1% em 2000 para 29,8% em 2050. 


A comunidade adulta (de 15 a 59 anos), após um leve aumento em 2000 (de 62,1% para 66,3% em 2020), iniciará sua queda, reduzindo para 57,1% em 2050. Nota-se, assim, o constante envelhecimento do povo brasileiro.



 

 

b) Dentre algumas situações, podemos considerar que um dos primeiros impactos no processo de transição da população, no que concerne as políticas públicas será o redirecionamento dos recursos reservados para a educação, reduzindo os investimentos na Educação Básica, e aumentando os recursos para o Ensino Superior, com o objetivo de alcançar o público adulto, que será o de maior contingente.

 

Uma possível diminuição da oferta de mão de obra em diversos setores (devido ao investimento em ensino acadêmico), poderá vir a obrigar o Estado a investir na mecanização da produção (como se tem hoje na Europa, por exemplo), ou até a possibilidade de importação de mão de obra.

 

O sistema de saúde também sofrerá forte impacto, pois precisa se preparar para ofertar mais especialidades e especialistas na área de geriatria. O sistema previdenciário enfrentará muitas turbulências, uma vez que a fonte de receita (trabalhadores ativos, contribuintes) será menor do que a despesa (número de beneficiários, aposentados).

 

Outros problemas somam-se aos já comentados, como as dificuldades nos sistemas de locomoção, em especial nos centros urbanos, pois ônibus, trens, automóveis terão de se adequar à população idosa, como também nos meios de comunicação, que deverão oferecer maneiras variadas/alternativas de transmissão de informações para um grande número de pessoas de terceira idade com sua capacidade auditiva e visual limitada ou ausente.


Perguntas similares