Leia este texto, que se refere à dominação europeia sobre povos e terras africanas. Desde o século XVI, os portugueses e, trezentos anos mais tarde, os franceses, britânicos e alemães souberam usar os povos [africanos] mais fracos contra os mais fortes que desejavam submeter. Aliaram-se àqueles e somaram os seus grandes números aos contingentes, em geral pequenos, de militares europeus.
(Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008, p. 98).
a) Diferencie a presença europeia na África nos dois períodos aos quais o texto se refere.
b) Indique uma decorrência, para o continente africano, dessa política colonial de estimular conflitos internos.
Respostas
respondido por:
335
a) A presença europeia na África, no século XVI, estabeleceu alguns entrepostos comerciais no litoral africano; dirigidos para a atividade do escambo, principalmente de escravos; adentrando na expansão do capitalismo mercantil da Idade Moderna.
Já no século XIX, ocorre a divisão do continente africano e a ocupação definitiva destas regiões pelas forças coloniais, visando explorar os potenciais econômicos, de acordo com a expansão imperialista do capitalismo (neocolonialismo).
b) Para o continente africano, essa política colonial de estimular conflitos internos provocou conflitos étnicos nos Estados africanos após a descolonização, o que gerou guerras civis violentas, contribuindo para a realidade do caos e da miséria que imperam na maioria desses países.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás