• Matéria: Biologia
  • Autor: gracyane1383
  • Perguntado 8 anos atrás

O coqueiro (Cocos nucifera) é uma monocotiledônea de grande porte. Suas flores, depois de polinizadas, originam o chamado coco-verde ou coco-da-baía. A água de coco é o endosperma, cujos núcleos triploides estão livres no meio líquido.

a) O coco-da-baía é um fruto ou uma semente? Copie a frase do texto acima que justifica sua resposta.

b) O endosperma triploide é uma novidade evolutiva das angiospermas. Que vantagem essa triploidia tem em relação à diploidia do tecido de reserva das demais plantas?

Respostas

respondido por: sabrinasilveira78
65
a) O coco-da-baía é um fruto. A frase que comprova esta informação é “Suas flores, depois de polinizadas, originam o coco-verde ou coco-da-baía”.  

b) Como uma novidade evolutiva do grupo das angiospermas, uma das características das células triploides é serem mais volumosas em relação às células diploides, o que possibilita um maior acúmulo de substâncias de reserva.

respondido por: pedroaugusto0784
2

1) O coco-da-baía é um fruto produzido pelos coqueiros. Suas flores polinizadas originam o coco-verde. O fruto é mais ou menos de formato ovoide, dependendo da variedade, que também condiciona seu tamanho.

Antes de amadurecer, os frutos estão quase que completamente cheios com uma substância denominada água de coco, cuja quantidade e composição combinam à medida que avança o desenvolvimento. Quando os frutos estão completamente maduros, essa água desaparece quase que completamente, e forma o endosperma sólido, de cor branca. Para a germinação do fruto é necessário uma pequena quantidade de água de coco: um coco seco não germina.

2) A parte mais externa do fruto, chamada epicarpo, tem casca lisa de coloração esverdeada quando jovem. Durante seu desenvolvimento, o epicarpo torna-se castanho e desprende-se da porção mediana do fruto, chamada mesocarpo, que é fibrosa. Quando o fruto seca, o mesocarpo desprende-se quase totalmente, restando sobre a parte mais interna do fruto, muito duro, chamada endocarpo, apenas algumas fibras. No interior do endocarpo, o líquido levemente adocicado (água de coco), vai se tornando gelatinoso e adere ao endocarpo.

Perguntas similares