• Matéria: Física
  • Autor: FillypheAlves
  • Perguntado 8 anos atrás

O que é um potenciômetro? Qual a diferença de um potenciômetro linear e logarítimo?

Respostas

respondido por: Anônimo
2
Assim como os resistores, o potenciômetro também limita a corrente. Todavia, o potenciômetro tem uma resistência que pode variar de acordo com a sua necessidade, através de um movimento mecânico.
Linear(B) ou Logarítimo(A)?
Eis a questão; os potenciômetros lineares(também conhecidos como potenciômetros ‘B’) possuem variação de resistência constantes (lineares) , e então, é mais imediata e drástica. Os potenciômetros logarítimos (também chamados de potenciômetros ‘A’) possui uma variação de resistência ‘em curva’, e então, dá a sensação de ‘menos preciso’ ao variá-lo.Aparentemente, sãomais ‘lentos’.
Potenciômetros Lineares : Onde Usar?
Podem ser utilizados em qualquer tipo de projeto , como por exemplo, fontes ajustáveis e dimmers.
Potenciômetros Logarítimos: Onde Usar?
Apesar de também poderem ser utilizados em qualquer tipo de projetos, são muito recomendáveis para áudio; a tal ‘curva’ apresentada na variação de resistência permite que a variação de som não seja tão brusca. Imagine só: Você está num local onde necessita apenas de um som ambiente, que não incomode ninguém, e então, você resolve aumentar bem pouco o volume… Com um potenciômetro Linear, provavelmente o pouco que você variar, já alcançará o volume máximo, e assustará todos os presentes no ambiente. Já com o logarítimo, a sensação de controle será muito melhor.


Perguntas similares