• Matéria: Música
  • Autor: natimuller6001
  • Perguntado 8 anos atrás

De acordo com o que lhe foi apresentado na aula que trata sobre o Panorama do ensino musical no Brasil descreva, objetivamente, como a música se inseriu nas práticas sociais (quais ações educativas foram implementadas) a partir de cada Lei elencada: Entre 1658 e 1661 “Lei das Aldeias Indígenas”; Decreto Federal nº 331A, de 17 de novembro de 1854; Decreto nº 981, de 8 de novembro de 1890. (Escreva uma resposta objetiva feita a partir da leitura do conteúdo das aulas, não copie respostas prontas de sites. Tenha atenção para responder o que foi perguntado.) (Máx.10 linhas)

Respostas

respondido por: fabdickb
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Em um primeiro momento, escutamos que o ensino de música voltaria às escolas do ensino básico. Felizes com o acaso por unir as vertentes que movem nossos trabalhos, cultura e educação, escutamos, então, uma a outra, na busca da melhor maneira para contribuir com esse processo, tão importante e oportuno. Neste momento, nos demos conta da abrangência, da responsabilidade e de nossa vontade de acertar. Percebemos, então, que teríamos que escutar muito além de nossos corações.
Idealizamos o projeto, o apresentamos ao Ministério da Cultura, que nos escutou e ofertou a possibilidade de reali- zá-lo com os benefícios da lei de incentivo. Mais um passo dado, foi a vez de escutar um sim de nosso patrocinador, que acolheu A Música na Escola com todo o carinho e o respeito e, assim, começou a tornar real esse empreendimento. Vale,nossos mais sinceros agradecimentos por partilhar o escutar conosco.
Foi tempo de Sergio eAdriana nos escutarem para que,da maneira que desejávamos,nós escutássemos a eles.Mais que esperado, os dois brindaram o trabalho com seus inestimáveis conhecimentos musicais e educacionais. Queridos parceiros, foi com a contribuição de vocês que esta discussão ganhou, definitivamente, corpo e direção.
Os quatro reunidos fomos à busca de contribuições valiosas, celebradas por nossos hábeis colaboradores, que nas rodas de conversa, nos artigos e nas práticas generosamente trabalharam com suas presenças, seus escritos, seus con- teúdos e, principalmente, com seu otimismo. Queríamos escutar mais e mais; percebíamos a pertinência de nossa ideia inicial a cada voz que se levantava na desmistificação do fazer musical, na escuta que ia revelando a música, a música dos sons e do silêncio,das paisagens,dos instrumentos,do corpo e da voz.
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