• Matéria: Psicologia
  • Autor: carlospinto36
  • Perguntado 8 anos atrás

Com o objetivo de apresentar as possibilidades de atuação do psicólogo no contexto escolar, Martínez (2010) propôs uma classificação a partir de dois grupos: “tradicionais” e “emergentes”. Tais formas de atuação, mesmo não estando ainda consolidadas no país, se mostram promissoras para fortalecer a contribuição da Psicologia para a otimização dos processos educativos na instituição escolar.

Com base nas duas classificações apresentadas, quais as principais diferenças nos respectivos tipos de atuação?

Escolha uma:
a. A tradicional está mais centrada no sensitivo, na intuição e na capacidade em assumir riscos, enquanto a emergente está mais preocupada em resolver os problemas educacionais.
b. A tradicional realiza diagnóstico, análise e intervenção em nível institucional, e a emergente contribui para coesão da equipe e para sua formação técnica.
c. A tradicional se restringe ao encaminhamento dos alunos para outros profissionais especializados fora da instituição escolar, enquanto a emergente considera o impacto do funcionamento da escola nos processos de ensino-aprendizagem.
d. A tradicional elabora políticas publicas necessárias ao contexto educacional, enquanto a emergente se propõe a facilitar de forma crítica, reflexiva e criativa a implementação das políticas públicas.
e. A tradicional se refere a uma dimensão psicoeducativa do contexto educacional, enquanto a emergente remete a uma dimensão psicossocial da instituição escolar.

Respostas

respondido por: mvnissooxtfrw
18
e. A tradicional se refere a uma dimensão psicoeducativa do contexto educacional, enquanto a emergente remete a uma dimensão psicossocial da instituição escolar.

Anônimo: Correto!
Perguntas similares