62) Leia os trechos de manuais de etiqueta a seguir.
Assoar o nariz no chapéu ou na roupa é grosseiro, e fazê-lo com o braço ou cotovelo é coisa de mercador. [...] O correto é limpar as narinas com um lenço e fazer isto enquanto se vira, se pessoas mais respeitáveis estiverem presentes.
Da civilidade em crianças, de Erasmo de Rotterdam, 1530.
O indivíduo não deve, como os rústicos que não frequentaram a corte ou viveram entre pessoas refinadas e respeitáveis, aliviar-se, sem vergonha ou reserva, na frente de senhoras ou diante das portas ou janelas de câmaras da corte ou de outros aposentos.
Regulamento da Corte de Wernigerode, 1570.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. [Adaptado]
Durante a Idade Moderna, as sociedades absolutistas foram marcadas pela instauração de modelos de conduta. A análise dos trechos dos manuais evidencia que os códigos de etiqueta inseriam-se na sociedade do Antigo Regime como uma
a) ferramenta de instrução que visava à inserção de camponeses e mercadores nos padrões de civilidade.
b) forma de doutrinação que associava o comportamento dos cortesãos aos valores religiosos vigentes.
c) normatização das emoções que estabelecia novos preceitos para os sentimentos de nojo e pudor.
d) estratégia de homogenização que reduzia as distinções sociais ao instituir padrões de comportamento.
e) prática de legitimação que promovia a tolerância a diferentes hábitos como fundamento civilizatório.
Respostas
respondido por:
12
É a letra b) forma de doutrinação que associava o comportamento dos cortesãos aos valores religiosos vigentes.
respondido por:
11
Resposta:
letra C
Explicação:
o texto evidencia que as formas de etiqueta tornava os hábitos humanos em algo horrendo, com o objetivo de que as pessoas não os praticassem.
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