Respostas
Durante o período pré-colonial (1500 a 1530) a presença constante de outros europeus no litoral brasileiro, também interessados em explorar o comércio do pau-brasil, começou a preocupar a Coroa portuguesa. No Oriente, o lucrativo comércio de especiarias começou a diminuir. Diante disso, o rei português, D. João III, decidiu colonizar as terras brasileiras.
Para dar início à colonização das terras brasileiras, o rei português enviou para cá a expedição de Martim Afonso de Souza (imagem abaixo). Em 1531, o grupo chegou ao Brasil e permaneceu por três anos.
Martim Afonso e seus homens tinham o objetivo de combater os franceses que exploravam o pau-brasil na costa e criar núcleos de povoamento.
Em 1532 Portugal fundou a primeira vila portuguesa em terras brasileiras: São Vicente (imagem ao lado). Ali desenvolveu o cultivo da cana-de-açúcar. O sucesso inicial fez com que a Coroa ampliasse a ocupação da colônia Brasil. Veja na imagem F’undação de São Vicente’. Obra realizada em 1900, do pintor Benedito Calixto, e inspirada nos relatos da época.
A Vila de São Vicente deu origem à cidade de mesmo nome, no litoral do Estado de São Paulo.
Na prática, mesmo antes de Cabral chegar ao Brasil, Portugal e Espanha tinha ‘dividido’ o novo continente com o Tratado de Tordesilhas, firmado em 1492, dois anos após Cristóvão Colombo chegar à América do Norte.
Ao Leste de uma linha imaginária distante 370 léguas de Cabo Verde as novas terras deriam de Portugal. A Oeste, da Espanha. O Brasil, por este tratado, acabaria na linha que liga o município de Laguna, em Santa Catarina.