escolha um pais com o IDH superior e um pais inferior ao brasileiro e faça uma comparação com índice , educação, renda e expectativa de vida
Respostas
Temos que ter em mente que o IDH, criado em 1990, seria uma forma de medir as condições de vida comparando diferentes países através de diferentes parâmetros para classifica-los pelo seu grau de “desenvolvimento humano”, tal estatística é composta por informações de expectativa de vida, educação, PIB per capita e outras informações.
Deste modo, ao colher informações sobre as colocações dos países, percebemos que o Brasil se encontra na posição de número 79, dentro do grupo de países de “alto desenvolvimento humano”, e assim ao escolher um país de posição superior, podemos optar por Cuba, na posição número 68, e ao optarmos por um país de posição inferior, encontramos a Colômbia na posição 95.
Ao comparar os índices de cada país encontramos Cuba com 0,775, o Brasil com 0,754 e a Colômbia com 0,727 e assim podemos perceber o reflexo de tais pontuações em seus lados práticos.
Como na educação, no Brasil a educação é gerida pela LDB (lei de diretrizes e bases da educação nacional), nas pesquisas do PNAD (pesquisa nacional por amostra a domicílios) em 2013 o analfabetismo alcançava 8,3% da população e 17,8% eram classificados como analfabetos funcionais, um reflexo o sistema de ensino considerado ainda fraco. Em Cuba a educação é assegurada de maneira gratuita a todos os cidadãos pela Constituição, sendo o primeiro país do mundo a erradicar o analfabetismo, em 1961, e em pesquisas realizadas pela Unesco mostram que mesmo os estudantes cubanos com desempenho mais baixo estão acima da média numa análise da região americana. Na Colômbia, é o Ministério da Educação que coordena o sistema de educação e todo seu ensino é compreendido em diferentes níveis, desde o pré-escolar até o ensino superior, embora 70% das universidades sejam privadas, logo, não atingindo toda a população.
Em termos de renda per capita o Brasil possui USD 8.649,95, o maior entre os países analisados, já que é colocado como o país mais rico e influente da América Latina, assim Cuba possui USD 7.602,26 e a Colombia USD 5.805,61. Todos sendo reflexo de suas políticas de Estado e programas de afirmação social, mas não quer dizer que tais valores sejam um reflexo prático, pois Cuba sustenta um dos melhores índices de combate a desigualdade social e o Brasil se encontra entre os 10 países com maior desigualdade no mundo, em recente Relatório de Desenvolvimento Humano da ONU.
Em termos de expectativa de vida, no Brasil é de 74, 68 anos, em Cuba é de 79,55 anos e na Colômbia é de 74,18 anos, reflexo de suas políticas de igualdade social e de saúde. Assim percebemos que o IDH não seria uma avaliação isolada, mas sim pautada em diversos fatores que combinados tentam construir de maneira numérica (de 0 à 1) as condições de vida e desenvolvimento que aquela população possui, envolvendo aspectos de vida saudável, segura e com boas condições, tanto de acesso à educação como a saúde, bem como um padrão de vida decente através do PIB per capita.