Respostas
Resposta:resposta abaixo
Explicação:
A "guerra justa" era o modo como os portugueses chamavam aos conflitos com os povos nativos, perpetrados pelos colonizadores, motivados por agressões dos nativos.
Nela era permitido, por exemplo, que os povos nativos fossem tomados como escravos (coisa que era proibida, em qualquer outra situação, desde o final do Século XVI) e que as aldeias fossem destruídas, em geral sob a justificativa de "civilizar" os selvagens ou "retribuir" uma agressão.
Os conflitos eram constantes pois havia disputa por territórios e recursos entre colonizadores e nativos, desejando ambos os povos ocuparem os mesmos territórios.
A "guerra justa" é uma denominação católica que denomina uma guerra com motivos moralmente aceitos. Como por exemplo a guerra contra os povos originários no Brasil.
Guerra Justa e os Indígenas na América
No início da colonização da América a mão de obra do indígena era caracterizada pelo escambo, ou seja, troca de materiais pelo trabalho de extração do pau-brasil.
A partir do momento em que essa prática deixa de ser vigorada, os colonos vão utilizar a mão de obra escrava do indígena, o que vai ir de desencontro com a Igreja que era contra a escravidão indígena.
Como isso poderia ter conflito entre Igreja e colonos, vai se estabelecer um acordo de catequização dos indígenas. Visto isso, aqueles que se recusassem a serem catequizados a igreja considerava moralmente aceito praticarem uma "guerra justa" contra essa resistência à catequese.
Saiba mais sobre "Guerra Justa" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/25335493
#SPJ3