Avalie as seguintes assertivas sobre o Objeto no cenário artístico contemporâneo quanto à sua veracidade (Verdadeiro ou Falso). I. O Objeto figura no cenário artístico contemporâneo sob várias abordagens, como em releituras do ready-made, no engajamento político, na apropriação do cotidiano da vertente pop e em abordagens intimistas. II. As abordagens intimistas em obras objetuais são características de muitos artistas contemporâneos, entre eles, destacam-se Tracey Emin, Felix Gonzalez Torres e Jeff Koons. III. Ai Weiwei apropria-se de objetos, geralmente artefatos culturais chineses, ressignificando-os em obras que discursam sobre os aspectos históricos, ideológicos, políticos e sociais da cultura chinesa. IV. O universo feminino é um tema recorrente nas obras objetuais da artista portuguesa Joana Vasconcelos, assim como morte e vida são nas obras do inglês Damien Hirst.
Respostas
Olá!
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – É verdadeira. O Objeto figura no cenário artístico contemporâneo em diversas abordagens, por exemplo em releituras do ready-made, no engajamento político, na apropriação do cotidiano da vertente pop e em abordagens intimistas.
II – É falsa. As abordagens intimistas em obras objetuais não são características de muitos artistas contemporâneos, entre eles.
III – É verdadeira. Ai Weiwei apropria-se de objetos, normalmente artefatos culturais chineses, ressignificando-os em obras que discursam sobre os aspectos históricos, ideológicos, políticos e sociais da cultura chinesa.
IV – É verdadeira. O universo feminino é um tema periódico nas obras objetuais da artista portuguesa Joana Vasconcelos, como também morte e vida são nas obras do inglês Damien Hirst.
Sendo assim, a resposta correta é: V – F – V – V.
Espero ter ajudado, bons estudos!