• Matéria: História
  • Autor: TiaBeatriz1
  • Perguntado 8 anos atrás

quais foram os principais fatores sociais, econômicos e políticos responsáveis pela eclosão do movimento revolucionário na França, em 1789?

Respostas

respondido por: DavidOfLore
10
Opa, então cara: a França estava vivendo um regime absolutista, que significa que o chefe do governo (o rei) detinha poderes absolutos, e se utilizava dele pra mandar e desmandar. Pra legitimar isso, ele se valia de um grande apoio de uma classe dominante (nobreza) e do apoio "divino" do clero (padres, bispos e cardeais). Esse pessoal ajudou a difundir a ideologia do direito divino dos Reis, que dizia que o rei estava lá por comando de Deus, por isso ninguém podia reclamar.

Quem mais sofria nisso era a classe trabalhadora, que era a base econômica, que sustentava o clero e a nobreza através dos impostos. Com a subida no trono dos Luíses 14,15 e 16, a população foi cada vez mais explorada, esquecida e maltratada. Por essa razão (social) os revolucionários se revoltaram, afinal não eram atendidos. Por outra razão (econômica), eles sustentavam todo um governo e não tinham nenhum retorno, além de viverem na pobreza, e isso os indignou. Por último, eles não tinham participação política, e como vc ja deve imaginar, essa é a razão política.

Espero profundamente ter te ajudado, qualquer coisa avise.

~David
Perguntas similares