• Matéria: Pedagogia
  • Autor: manusantos529
  • Perguntado 8 anos atrás


A Educação Contemporânea em seus aspectos sociológicos apresenta algumas questões significativas para pensar as relações de poder e o próprio processo educativo. Para pensar esses processos educacionais, o que é fundamental considerar?

Respostas

respondido por: gbrufiniot5bur
0

Um dos pontos seria a questão de por mais que o professor busque horizontalizar as relaçoes em sala de aula e do próprio processo educativo, ELE ainda será maior detentor de poder do que seus alunos. Afinal, ele é quem decide o que aprender, as melhores maneiras de aprender, e mesmo em casos mais democráticos – salvo raras excessoes -, ele ainda é referencia para pedir ajuda.

 

Quanto ao processo educativo, quem determina o que será aprendizado? Caso os alunos façam auto – avaliações, elas não passaram por nenhum olhar avaliativo de um professor? O professor não determinara a nota final?

 

Normalmente, uma escola tem sempre sua filosofia, sua política educativa, seus valores,etc. Um processo educativo subentende-se uma “evolução”, a saída de A e a chegada em B, onde espera – se que B seja melhor do que A.

 

Quando um aluno é colocado numa escola porque os pais (e as vezes apenas eles) concordam com os valores e o conhecimento que se quer desenvolver nele, cabe ao professor ser o responsável pela transmissão e a garantia de que tal processo vá acontecer, em muitos casos – entre eles mesmo os de escolas democráticas – caso o aluno esteja  se “distanciando” do processo estipulado/esperado, cabe ao professor “dar um toque”, compreender o que esta acontecendo, questionar o porque chegando ao ponto de “coloca-lo no lugar” em escolas de pedagogia mais tradicional.

 

Para encerrar, podemos pensar que para ocupar aquele cargo, o professor estudou por muitos anos, teve seu conhecimento –cientifico- formado. O próprio conhecimento a ser transmitido, indpendente de qual maneira, já tem uma forma estipulada, cujo ápice é o certificado que, certifica, reconhece que esse individuo domina tal conhecimento e não só é capaz como pode (e irá, assim se espera) transmitir e avaliar para que outros o tenham também. Ele passa a ser a autoridade que detem o poder do conhecimento.

Perguntas similares