• Matéria: Psicologia
  • Autor: deboradm5200
  • Perguntado 8 anos atrás

o raciocinio clinico e o comprometimento com uma escuta acurada que favoreça o psicodiagnóstico é fundamental na clinica co psicóticos,pois este requer tecnicas e manejos especificos sobre a tecnica terapeutica na psicose.


mgoreti: RESPOSTA:As interpretações permitem nomear e dar sentido às inomináveis angústias primitivas que o paciente está revivendo ao calor da experiência emocional analítica

Respostas

respondido por: juliocsfs
21
Sobre a abordagem e tratamento de psicóticos, Freud ressalta a importância de se estabelecer um diagnóstico, pois em sua visão a Psicanálise não pode alcançar uma "promessa de cura" do psicótico, dando caráter provisório ao acolhimento; Lacan adota uma postura ainda mais cética diante do uso de psicanálise com psicóticos; primeiramente avesso, posteriormente atenta para a importância do manejo da transferência como ferramenta terapêutica.

No caso da psicose a existência da transferência na Psicose não é mais importante que as modalidades em que ela se apresenta. O analista acaba testemunhando a conjunção nociva do real e do simbólico, onde a demanda por acolhimento se baseia na certeza do saber e do sujeito do saber - presentificado e personificado. Uma abordagem analítica que ignore essa condição - ou seja, atendendo um psicótico "como se fosse" um neurótico - pode inclusive desencadear crises.
respondido por: evangelistajws
62

=>As interpretações permitem nomear e dar sentido às inomináveis angústias primitivas que o paciente está revivendo ao calor da experiência emocional analítica  - CORRETÍSSIMA!!!!


Perguntas similares