• Matéria: Pedagogia
  • Autor: elispva
  • Perguntado 8 anos atrás

A mão que afaga é a mesma que fere. Talvez esse provérbio possa ilustrar as consequências produzidas pela objetivação da nossa racionalidade - espelhada na técnica - que encontra seu apogeu na sociedade capitalista contemporânea. É de estarrecer a constatação de que atualmente temos as condições objetivas de simplesmente eliminar a fome da face da terra e, ao invés disso, o que observamos é justamente a reprodução da miséria e da barbárie. (ZUIN, PUCCI, RAMOS-DE-OLIVEIRA, 2000, p. 45).

O trecho acima trata de uma das maiores preocupações e críticas de um filósofo alemão, que vivenciou os horrores de uma Alemanha nazista. Assinale a alternativa que indica quem era esse pensador.

Escolha uma:
a. Karl Marx.
b. Hegel.
c. John Locke.
d. Francis Bacon.
e. Theodor Adorno.

Respostas

respondido por: adriano2santos
28
Olá!

A alternativa correta é a alternativa e) Theodor Adorno.

Adorno foi um promissor filósofo da chamada Escola de Frankfurt, um grupo de pensadores baseados no Instituto de Pesquisa Social, em Frankfurt. Apesar do nome, não eram membros de uma escola, mas sim uma corrente filosófica.

Fundada na década de 1920, a Escola de Frankfurt objetivou análises sociais a respeito dos principais acontecimentos da época (Primeira Guerra, Crise de 29, nazifascismo, Segunda Guerra), principalmente baseados na crítica aos efeitos do capitalismo na sociedade. Muitos foram perseguidos e exilados por residirem na Alemanha e serem críticos ao nazismo. Adorno foi um dos que buscaram asilo em países vizinhos.

pscarol2: THEODOR ADORNO
respondido por: claudiabenites021
13

A alternativa correta é a alternativa e) Theodor Adorno.

Perguntas similares