(Questão adaptada de ENADE, 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2017). Conquistar um diploma de curso superior não garante às mulheres a equiparação salarial com os homens, como mostra o estudo “Mulher no mercado de trabalho: perguntas e respostas”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta segunda-feira, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Segundo o trabalho, embasado na Pesquisa Mensal de Emprego de 2009, nos diversos grupamentos de atividade econômica, a escolaridade de nível superior não aproxima os rendimentos recebidos[GDOT1] por homens e mulheres. Em relação à ocupação e à renda salarial de homens e mulheres, assinale a alternativa correta: Escolha uma:
a. As relações sociais desiguais entre etnias só têm impacto na empregabilidade/salário entre os homens. Entre as mulheres essa questão está resolvida já que a carga de trabalho da mulher se centraliza em casa.
b. As desigualdades sociais no Brasil independem das relações de gênero, segundo pesquisa sobre empregabilidade.
c. O fato de os homens receberem salários maiores que o das mulheres não implica desigualdade de gênero, pois os homens têm uma parcela alta de contribuição nas despesas domiciliares.
d. Os movimentos sociais de mulheres não se preocupam em refletir e reivindicar ações integradoras da mulher nos setores tradicionalmente ocupados por homens.
e. Diversos trabalhos empreendidos no país por entidades que atuam com pesquisas e análises da empregabilidade indicam que a mulher, mesmo com escolaridade igual à dos homens, recebe um salário menor que o deles.
Respostas
respondido por:
33
Resposta correta: e.
Diversos trabalhos empreendidos no país por entidades que atuam com
pesquisas e análises da empregabilidade indicam que a mulher, mesmo com
escolaridade igual à dos homens, recebe um salário menor que o deles.
Precisando de ajuda, é só chamar!
Precisando de ajuda, é só chamar!
respondido por:
0
RESPOSTA CORRETA: LETRA E
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás