• Matéria: Psicologia
  • Autor: zebracamelo
  • Perguntado 8 anos atrás

No Fórum não avaliativo vocês tiveram a oportunidade de ler os textos: FREIRE: consciência e libertação (a pedagogia perigosa) de autoria de Eduardo Medina Rubio e Pedagogia do Oprimido de autoria de Paulo Freire. Com base nessas leituras realizadas elaborem um texto, no máximo 30 linhas, que atenda à proposta: As reflexões de Freire sobre o que determinou a "cultura do silêncio", própria da imensa maioria dos camponeses analfabetos, assentados nas áreas mais pobres do Brasil, contribuíram para desenvolver uma filosofia e um método para encontrar o sentido, a natureza, os propósitos e as identidades entre os oprimidos? Como se dá isto? Observação: o número de linhas é uma referência apenas.

Respostas

respondido por: Leticia140778
0
Paulo Freire foi um grande educador e estudioso da área educacional, que proporcionou uma grande mudança no ensino. Foi o teórico que institucionalizou a pedagogia libertadora, sendo esta essencial para o fim da educação do silencio.

Por muito tempo, houve uma escravidão disfarçada, em que a burguesia oprimia o povo e este era movido pelo medo de reivindicar e de expor sua opinião.

Paulo Freire com a sua luta opressora, possibilitou o conhecimento a muitos oprimidos e desta forma pode influenciar um ensino que antes era tradicional, o professor possuía o poder. Com a educação libertadora o professor tornou-se um mediador da aprendizagem, proporcionando uma prática que objetivava formar cidadãos criticos e atuantes na sociedade. 
Perguntas similares