por que o quilombo dos palmares era fortificado e tinha deposito de armas e municoes ?me ajudrem pfvr
Respostas
Comunidade formada por escravos fugitivos, o Quilombo dos Palmares foi o mais emblemático dos quilombos no Brasil, tanto pela sua duração (1580-1694) quanto pela sua resistência e luta contra os colonizadores.
Os armamentos, as munições e a estruturação em forma de forte do Quilombo dos Palmares tinham por objetivo proteger os quilombolas das invasões dos colonizadores, principalmente portugueses e holandeses, que queriam destruir o quilombo e pegar os escravos de volta, para trabalhar em suas casas/fazendas e seus negócios.
O que foi o Quilombo dos Palmares?
Na época colonial do Brasil, os portugueses definiam “quilombo” como toda a habitação com mais de cinco escravos negros fugidos, habitação esta construída em área despovoada.
No caso do Quilombo dos Palmares, localizado na Capitania de Pernambuco (hoje estado de Alagoas), mesmo começando com poucos escravos, em 1580, o crescimento foi impressionante, chegando a atingir cerca de 20 mil habitantes, chamados quilombolas, na segunda metade do século XVII.
O desejo dos quilombolas era formar algo como um pequeno Estado de resistência negra no interior do Brasil.
O Quilombo dos Palmares tinha uma hierarquia política (tendo rei e capital), estrutura administrativa e organização de trabalho. Dois grandes líderes foram Ganga Zumba (acredita-se que de 1645 a 1678) e Zumbi (de 1678 até 1695).
Dentre todos os quilombos que existiram no Brasil colonial, ele foi o mais desenvolvido e o de maior duração, apesar de constantemente ameaçado por invasões de colonizadores, como os portugueses e holandeses, que queriam destruir o quilombo e recuperar os escravos fugitivos. A primeira expedição para destruir Palmares data de 1602.
Por isso, eram tão necessários os armamentos, as munições e a estruturação em forma de forte do Quilombo dos Palmares. Eles tinham por objetivo proteger os quilombolas das invasões dos colonizadores.
A capital de Palmares, por exemplo, era cercada por muralhas de madeira. Para garantir a segurança do local, havia, inclusive, torres de vigilância. Nas proximidades das muralhas, havia armadilhas, como buracos na terra, cobertos por palha.
A partir de 1650, os portugueses invadiram o Quilombo dos Palmares dezenas de vezes. Entre 1692 e 1694, o bandeirante Domingos Jorge Velho, contratado pela corte portuguesa, e seus milhares de homens lutaram contra os quilombolas. O ano de 1694 é registrado como a derrocada de Palmares, mas houve resistência dos quilombolas na região por alguns anos.
Zumbi foi morto pelos portugueses em 1695. Para impedir que o quilombo se reestruturasse, tropas portuguesas permaneceram no local até meados do século XVIII.
Aprenda mais sobre o Quilombo dos Palmares em: https://brainly.com.br/tarefa/29035533
#SPJ2