(UFTM – MG) Enchente no Paquistão já deixou 6 milhões de desabrigados Cerca de 150 mil paquistaneses foram forçados a deixar suas casas à medida que a chuva e a cheia do rio Indo continuam a inundar dezenas de cidades e vilas no sul do país. As águas levaram casas, estradas, pontes e lavouras. Pelo menos 6 milhões de pessoas estão desabrigadas e 20 milhões foram afetadas de alguma forma. O custo econômico deve atingir bilhões de dó- lares. As enchentes afetaram cerca de um quinto do território do Paquistão, causando ainda mais tensão ao governo, que já luta contra a violência da Al-Qaeda e do Taleban. As enchentes começaram em julho no noroeste do país, provocadas por um período de chuvas excepcionalmente fortes, elevando rios que alagaram as províncias de Punjab e Sindh. a) Qual é o tipo de clima dominante nessa região da Terra? b) Explique a ocorrência de chuvas torrenciais nesse período do ano, no Paquistão.
Respostas
a)O clima dominante nessa região da Terra é o clima de monções.
b)A ocorrência de chuvas torrenciais no Paquistão durante esse período está associada aos ventos úmidos que sopram para as áreas continentais que ao se encontrarem com o relevo provocam uma grande quantidade de chuvas, resultando em alagamentos e enchentes na região.
As chuvas de monções na Ásia
A ocorrência de chuvas torrenciais no sul e sudeste da Ásia está relacionada às chuvas de monções, um fenômeno climático que torna essa área a região mais chuvosa de todo o planeta durante esse período.
Embora esse tipo climático seja responsável por grandes tragédias humanitárias na região, ele também é importante para a prática da cultura do arroz em diversos países, que se desenvolve em regiões alagadas.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre as chuvas de monções em: https://brainly.com.br/tarefa/25482591
#SPJ2