• Matéria: Português
  • Autor: laisfsilva17oxy25g
  • Perguntado 8 anos atrás

Resumo da Obra (Eurico o Presbítero) de Alexandre Herculano.

Respostas

respondido por: MillaLorensilva
18

Alexandre Herculano foi um renomeado escritor português, nasceu em Lisboa em 1810, e faleceu em 1877, além de escritor era jornalista, poeta e historiador. ... A obra“Eurico, o Presbítero” é datada de 1844 e trata-se um romance histórico, que relata a história de amor frustrada de Eurico e Hermengarda.

O trabalho apresentará o livro “Euríco, o prebítero” do autor Alexandre Herculano, a história se passa na Península Ibérica, no século VIII, o título remete ao protagonista Euríco, que por não poder casar com o amor da sua vida se ordena padre e assumi um presbitério da Carteia no sul da Espanha, razão pela qual vem a ser presbítero.
Eurico, o Presbítero é um romance histórico, um ícone da literatura romântica de Alexandre Herculano, publicado em 1844. A história trata do fim do reino visigodo formado na região que atualmente compreende Espanha e Portugal, diante da invasão dos muçulmanos, que avançaram pela maior parte da Península Ibérica no século VIII.
Em Eurico, o Presbítero, temos a história de um sacerdote ao mesmo tempo cavaleiro, desventurado em matéria de amor. Dessa desventura lhe veio à entrega à vida eclesiástica. No entanto, a lembrança da amada ainda o corrói, de modo que passa seus dias numa disposição de ânimo sombria. Os primeiros capítulos tratam justamente de apresentar breve história de Eurico e dos godos, nação cristã, à qual pertence. E em seguida trata da invasão árabe nos territórios da Espanha e as batalhas entre estes e os godos, onde Eurico surge como o Cavaleiro Negro, que se torna lendário entre godos e árabes. 
O autor prefere não classificar sua obra como um romance-histórico (apesar de ser). Ele diz: "[...] sendo hoje dificultoso separar, em relação àquelas épocas, o histórico do fabuloso, aproveitei de um e de outro o que me pareceu mais apropriado ao meu fim." Herculano se aproveita de elementos históricos e adiciona nela seu romance ultraromântico, muito ao estilo da época, rico de informações interessantes da cultura dos godos. 
Em resumo o livro trata-se de um romance de cavalaria romântico, Eurico, o presbítero apresenta a idealização da mulher, a figura do herói, o espírito nacionalista, o idealismo platônico, a presença da natureza e várias desilusões amorosas. 
respondido por: gabissouza96
1

A obra de Alexandre Herculano apresenta a história de Eurico, um sacerdote apaixonado, o objeto de sua paixão é a personagem Hermengarda,  quem deve o motivo de ter buscado o sacerdócio.

Além de presbítero, Eurico também se mostra um grande guerreiro, chamado de cavaleiro negro, e a partir daí a história mostra o dualismo de um sacerdote pregando os princípios cristãos e um guerreiro que acaba por se mostrar um bárbaro que descumpre um dos 10 mandamentos: não matarás.

A obra é um romance de cavalaria, e por estar dentro do Romantismo da época, apresenta Hermengarda com uma dama a ser salva por seu herói a partir de um idealismo platônico já que o amor não pode ser vivido.

Alexande Herculano

  • 1810 - 1877
  • Eurico, o Presbítero (1844)
  • Um dos principais nomes do Romantismo em Portugal

Aprenda mais sobre romantismo em: https://brainly.com.br/tarefa/52396745.

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares