• Matéria: Filosofia
  • Autor: brenno991
  • Perguntado 8 anos atrás

que relação possui o senso comum com o senso crítico no mito da caverna de Platão?

Respostas

respondido por: zanellita124
15

O escopo desta presente pesquisa é apontar de forma crítica o conservadorismo dos juristas à luz da teoria Waratiana5 edo Mito da Caverna, um dos trechos mais importantes da história da filosofia presente no livro VII da obra A República.

A partir da obra A Caverna de Platão podemos comparar a resistência de muitos juristas em levarem em conta as transformações sociais e, associado a isso, a resistência em levantar discussões de pré-conceitos7 estabelecidos para atender os novos paradigmas da sociedade. É notável a necessidade doPoder Legislativo criar leis mais abrangentes para sanar lacunas de forma eficiente. A sociedade não está presa em uma caverna. Ao contrário, a sociedade está em constante movimento, dita novos comportamentos e questiona velhos padrões.

No Mito da Caverna8, quando falamos da caverna separada do mundo externo, passamos a nos questionar se a situação em que vivemos é uma situação aprazível. Além do muro, há um mundo real. No entanto, preferimos nos manter em repouso e viver longe da realidade. Assim também pensam os juristas absorvidos pelo sentido comum teórico, que em vez de levantarem discussões de âmbito social e científico no campo jurídico, ficam adormecidos em um lugar secreto.

Nestes termos, o capítulo 1 abordará o Mito da Caverna, e o capítulo 2 osentido comum dos juristas, a acomodação com a realidade.

Perguntas similares