A Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos (incluídos os perigosos), às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.
Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade:
Escolha uma:
a. Reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
b. Redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
c. Não geração, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
d. Reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
e. Não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Correto.
Não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Correto - confirmada pelo AVA
_________________________________________
A Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, traz conceitos técnicos de extrema importância.
Com base nas definições trazidas pela Lei n. 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. Reciclagem é a série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final.
b. Gerenciamento de resíduos sólido é o conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos. Correto
c. Coleta seletiva é o processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes.
d. Ciclo de vida do produto é processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos.
e. Reutilização é a coleta de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição.
Gerenciamento de resíduos sólido é o conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos. Correto - confirmada pelo AVA
_________________________________________
A Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos (incluídos os perigosos), às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.
Marque a opção que elenca alguns dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos:
Escolha uma:
a. Planos de resíduos sólidos, coleta seletiva e educação ambiental. Correto
b. Coleta seletiva, sistemas de logística reversa e compensação a município.
c. Coleta seletiva, educação ambiental e cobrança pelo uso de recursos hídricos.
d. Inventários, sistema declaratório anual de resíduos sólidos e outorga.
e. Educação Ambiental, outorga e compensação a municípios.
Planos de resíduos sólidos, coleta seletiva e educação ambiental. Correto - confirmada pelo AVA
Respostas
1) A Política Nacional de Resíduos Sólidos, preconiza que deve ser observada a seguinte ordem de prioridade na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos: e. Não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
2) Com base nas definições trazidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, b. Gerenciamento de resíduos sólido é o conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos.
3) A opção que elenca alguns dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de acordo com o que diz a Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010 é a: a.Planos de resíduos sólidos, coleta seletiva e educação ambiental.
Nesse sentido, é importante frisar que os resíduos sólidos podem ser classificados como todo tipo de material, substância, objeto ou bem descartado que é gerado a partir de algum tipo de atividade humana e que necessita de uma destinação final ou algum tipo de tratamento para que não contamine o meio ambiente.
Resposta:
1) e. Não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
2) b. Gerenciamento de resíduos sólido é o conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos.
3) a. Planos de resíduos sólidos, coleta seletiva e educação ambiental.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA