O Ministério da Educação publicou as orientações para o ensino fundamental de nove anos, incluindo a criança de seis anos de idade (BRASIL, 2007). A Educação Infantil, que antes ia do zero aos seis anos, passou a terminar aos cinco anos. O Ensino Fundamental passou a ter nove anos ao invés de oito, sendo o primeiro o ano de transição, para crianças de seis anos; do segundo ao nono ano corresponde ao que antes ia da primeira à oitava série.? me ajudeeem por favor!
Respostas
Resposta:
I. O período entre as duas etapas - educação infantil e segundo ao quinto ano do ensino fundamental da educação básica - requer muita atenção, pois deve haver equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantia de integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças. O aprendizado da matemática deve considerar a integração de um período ao outro.
III. O ingresso das crianças de 6 anos no ensino fundamental não pode constituir uma medida meramente administrativa. É preciso atenção ao processo de desenvolvimento e aprendizagem delas, o que implica conhecimento e respeito das suas características etárias, sociais, psicológicas e cognitivas. O aprendizado da matemática, nesse período, precisa considerar essas características para que seja significativo.
IV. Torna-se necessário estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação tanto para as crianças quanto para os docentes, de modo que a nova etapa se construa com base no que a criança sabe e é capaz de fazer, em uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo. O aprendizado da matemática, nessa fase, deve considerar os conhecimentos prévios dos alunos em seu cotidiano.
Explicação: