Associe as seguintes características presentes em algumas produções fotográficas de vanguarda (Coluna A) ao respectivo movimento artístico (Coluna B).
Coluna A
I. Representação dos pensamentos desinibidos ou do automatismo psíquico.
II. Enquadramentos oblíquos, tomadas de ângulos inferiores e superiores, formas geométricas.
III. Registro do tempo e do movimento como poética criativa.
Coluna B
1. Construtivismo
2. Futurismo
3. Surrealismo
A sequência correta desta associação é:
a.
I-3; II-2; III-1
b.
I-2 II-1; III- 3
c.
I-2; II-3; III-1
d.
I-3; II-1; III-2
e.
I-1; II-2; III-3
Respostas
Olá,
Antes de mais nada precisamos definir os movimentos artísticos, em que o Construtivismo se apresenta como uma arte que envolva formas geométricas, com ângulos e enquadramentos; o Futurismo envolve o tempo e sua fonte de criatividade poética; e o Surrealismo que prioriza o pensamento sem alguma desinibição. Deste modo podemos estabelecer relações práticas entre as vanguardas fotográficas da Coluna A com o movimento artístico da Coluna B.
Assim sendo, o Surrealismo se relaciona com o que é apresentado na proposição I; o Construtivismo se apresenta semelhante com o que está na suposição II; e o Futurismo se une com o que é posto na afirmação III. Portanto a alternativa correta seria a ALTERNATIVA D.
Resposta:
d. I-3; II-1; III-2
Explicação:
Principais características do construtivismo
Utilização de outros suportes, colagens e objetos (pré-fabricados e de uso comum: madeira, plástico, ferro, vidro, arame, etc.) Arte Geométrica, abstrata e tridimensional. Anti-arte e experimentações artísticas. Influência do futurismo, marxismo e racionalismo científico.
Principais características do futurismo
Os principais sinais do futurismo eram o movimento, a velocidade, a vida moderna, a violência e a ruptura com a arte do passado, já que os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo, o passado.
Principais características do surrealismo
Muitas das icônicas obras surrealistas são fotografias. Experimentações com espelhos, sobreposições de negativos, solarização e brûlage criaram uma espécie de representação dos pensamentos desinibidos ou do automatismo psíquico, ao invés de uma representação da própria realidade. São imagens frequentemente desconcertantes que criam um proposital desconforto ou libertar sentimentos e sensações reprimidos no subconsciente.