Existem três compostos diclorobenzeno
diferentes de fórmula molecular C6H4Cl2, que diferem em
relação às posições dos átomos de cloro no anel benzênico,
conforme as figuras 1, 2 e 3.
Das três figuras, é polar a fórmula apresentada em
A) 3, somente..
B) 1 e 2, somente.
C) 1 e 3, somente.
D) 2 e 3, somente.
E) 1, 2 e 3
(GABARITO LETRA B) Explique pq é essa a alternativa!
Respostas
No caso do 1,4-diclorobenzeno, ele é apolar pois os vetores se anulam... um para cada lado.
Das três figuras, é polar a fórmula apresentada em B) 1 e 2, somente.
Vamos aos dados/resoluções:
Sabemos que é a Letra b) por alguns motivos:
Há três haletos orgânicos diferentes nesse exercício em específico, sendo que esses compostos tendem a apresentar polaridade, porém isso tende a diminuir quando há mais de um halogênio na molécula.
E é por causa desse fator, para determinar se a molécula é polar ou apolar, devemos verificar o vetor momento dipolar resultante da molécula, que é dado pelos vetores presentes nela:
Primeira estrutura : temos dois vetores perpendiculares (onde é indicada pelas setas vermelhas), logo devemos decompô-los em um único vetor (azul). Como na estrutura existe apenas um vetor, o vetor momento dipolar resultante é diferente de zero, o que carateriza a molécula como polar.
Na segunda estrutura : Há dois vetores perpendiculares (onde são indicada pelas setas vermelhas), logo devemos decompô-los em um único vetor (azul). Como na estrutura há apenas um vetor, o vetor momento dipolar resultante é diferente de zero, o que carateriza a molécula como polar.
Na terceira estrutura : É apresentado um vetor direcionado para cima e um vetor direcionado para baixo, por isso um anula o outro. Assim, o vetor momento dipolar resultante é igual a zero, o que caracteriza molécula apolar.
espero que tenha ajudado nos estudos, bom dia :)