Respostas
Os processos de impressão são definidos pela forma como ocorre a transferência dos elementos gráficos para o papel e são classificados em diretos e indiretos, é o mais utilizado no segmento gráfico, pois é favorável para a impressão de grandes quantidades. O papel corre pela máquina sem precisar da intervenção humana, porém a máquina necessita de ajustes durante o processo, na quantidade de tinta e água, por exemplo.
A qualidade de impressão de um material é o que vai determinar a eficacia na transmissão da mensagem e a valorização do seu layout.
Portanto, antes de iniciar o desenvolvimento de um projeto, é imprescindível definir o sistema de impressão mais adequado, levando em consideração o tipo de papel, cores e acabamentos utilizados.
Existem diversos sistemas, cada um adaptado a diferentes necessidades. Para te ajudar na escolha da melhor forma de impressão do seu material. O sistema de impressão offset é o mais utilizado no segmento gráfico, pois é favorável para a impressão de grandes quantidades. Nesse processo, a imagem não é impressa diretamente no substrato (papel), sendo necessária a gravação de chapas metálicas foto-sensíveis.
A impressão tipográfica em relevo é o processo de impressão mais antigo. O processo nasceu na China durante o século V depois de Cristo. Mas foi na Europa concretamente na Alemanha que Gutenberg (1395 - 1468) iniciou a arte de imprimir com tipos móveis introduzindo o método tipográfico. O método tipográfico consiste num processo de transferência de tinta ao papel. É passada uma camada de tinta nas áreas em relevo que por sua vez são transferidas diretamente para o papel por pressão. O prelo coincidente da matriz é composto por um misto ou não, de tipos móveis, gravuras...etc.A impressão apresenta determinadas características que facilmente se identificam, tais como: - Relevo na impressão, devido ao método de impressão ser direto - Algum escorrimento nas pontas ou nos filetes mais finos - Falta de degrades comuns no OFFSET
Hoje em dia e com o aparecimento do Offset e mais recentemente da impressão digital a impressão tipográfica tem vindo a ter um peso cada vez menos importante na industria gráfica, principalmente ao nível da impressão sendo que se usa essencialmente no Corte e Vinco, Picote, Corte Especial e Numeração. Contamos com uma Heidelberg Minerva.