Respostas
Desde a cena de abertura, no qual a Vovó conta a lenda da criação de seu povo, e de como Maui roubou o Coração de Te Fiti há mil anos, soltando caos e destruição pelo mundo, já somos embarcados no universo apresentado. As criaturas, dimensões e locais que são apresentados são maravilhosos em sua concepção, bebendo largamente da mitologia polinésia (embora não sem controvérsias); quando o filme acaba, queremos uma parte 2 que nos mostre mais deste panteão e destes monstros que habitam a imaginação de um povo – e, agora, também a nossa.
Mais do que apenas o conceito, a forma que ele nos é mostrado é belíssima. “Moana” talvez seja um dos filmes mais bonitos que a Disney fez nos últimos anos, com cores vibrantes e cenários exuberantes. O 3D é completamente dispensável, principalmente porque mesmo em duas dimensões o filme já te submerge, seja no movimento das ondas no mar ou em como o cabelo de Moana e Maui balançam ao vento de forma tão realística.
Destaque para a iluminação dessa cena.Caso estes dois argumentos ainda não tenham te convencido a ir ver a animação, então vá pela trilha sonora. Com músicas originais compostas por Lin-Manuel Miranda (do venerado musical “Hamilton”, que conta a história de um fundador da democracia americana em forma de rap) e trilha incidental de Mark Mancina, cada canção traz ainda mais dos elementos culturais do filme; ouvir uma parte da letra cantada em tokelauan tem o mesmo efeito de quando ouvíamos a abertura de “Ciclo Sem Fim”/”Circle of Life” em zulu: você se sente lá.
Vale ainda dizer que as canções funcionam tanto em português quanto em inglês, e que as versões dubladas não deixam a desejar para as originais. Dentre todas as diversas músicas do filme, chamo a atenção para “Pra Ir Além”, que mesmo fora do contexto do filme faz arrepiar até a alma em seu refrão – e destaco o verso “contando histórias do passado, nossa herança se mantém” porque… Que verso, não?
No geral, “Moana” é um filme que consolida o novo formato Disney para suas personagens, transformando-as de princesas em mulheres que inspiram meninos e meninas com uma mensagem de conquista e aceitação de sua identidade e propósito no mundo. Como filme, diverte as crianças e entretém os mais velhos com um universo rico e visuais incríveis. Independentemente do seu papel em Motunui, “Moana” está destinada a ser mais um sucesso da Disney – tanto em bilheteria quanto em seu propósito como arte.