• Matéria: História
  • Autor: LuisaSchettino
  • Perguntado 8 anos atrás

Indique um exemplo de revolta popular, ocorrida no período regencial e explique porque a antecipação da maioridade de D.Pedro 2 foi uma solução pra crise.

Respostas

respondido por: CleberDias
11
A revolta farroupilha foi uma delas, pois o rio grande do sul reclamava dos altos impostos.E a maior idade de D. Pedro II, foi na verdade um golpe para que ele como imperador do Brasil, iniciando assim o nosso segundo reinado, contivesse as revoltas e assim distribuísse cargos, de alto escalão aos seu apoiadores.
respondido por: MICA1421
0

Resposta:

Uma revolta popular foi a Sabinada. Quando D. Pedro l foi p Portugal, ele deixou seu filho D. Pedro ll no poder, porém, ele não poderia governar, pois ainda tinha 14 anos

Explicação:

: as revoltas regenciais foram rebeliões que ocorreram em várias regiões do brasil Explicava: Aconteceram em função da instabilidade política que havia no país (falta de um governo forte) e das condições de vida precárias da população pobre, que era a maioria naquele período.

O Período Regencial data de 1831 a 1840. A política ainda consistia na estrutura de Monarquia/Império da Familia Real de D. Pedro I, que contudo, abdicou o poder para seu filho D. Pedro ll que ainda não tinha idade suficiente para exerce-lo (ascender ao trono).

As Revoltas Regenciais foram rebeliões que ocorreram em várias regiões do Brasil durante o Período Regencial (1831 a 1840). ... - Causas: descontentamento dos militares com baixos salários e revolta com o governo regencial que queria enviá-los para lutarem na Revolução Farroupilha no sul do país

Abre-se uma época de grande disputa de poder e instabilidade política que dão origem a uma série conflitos: Cabanagem, na Província do Grão-Pará (1835 – 1840); Guerra dos Farrapos (ou Revolução Farroupilha), na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1835 – 1845);- Revoltosos: índios, negros e cabanos (pessoas que viviam em cabanas às margens dos rios). - Causas: péssimas condições de vida da população mais pobre e domínio político e econômico dos grandes fazendeiros. - Revoltosos: pessoas pobres da região, artesãos, escravos e fugitivos (quilombolas)Conhecida também como a guerra dos farrapos, essa revolta se deu no Sul do Brasil, na província de São Pedro do Rio Grande do Sul. O objetivo dos rebeldes era conquistar maior autonomia econômica e política para a região.

Anexos:
Perguntas similares