(UFU-MG – mod.) O peso dos frutos (fenótipos) de uma determinada espécie vegetal varia de 150g a 300g. Do cruzamento entre linhagens homozigóticas que produzem frutos de 150g com linhagens homozigóticas que produzem frutos de 300g, obteve-se uma geração F1 que, autofecundada, originou 7 fenótipos diferentes. Sabendo-se que o peso do fruto é um caso de herança quantitativa, responda:a. Quantos pares de genes estão envolvidos na determinação do peso dos frutos desta espécie vegetal?b. Qual é o efeito aditivo de cada gene?
Respostas
b)25 gramas.
A polialelia é a existência de três ou mais alelos distintos que determinam fenótipos advindos das possíveis combinações entre eles.
A- Sabendo que este cruzamento originou 7 fenótipos diferentes, podemos então dizer que 3 são os pares de genes envolvidos. Os fenótipos existente nesse caso de polialelia é um a mais que o número de genes envolvidos na questão. Sendo assim, se são 5 genes, são 6 fenótipos, se não 6 genes são 7 fenótipos, e assim por diante sempre seguindo essa lógica.
B- Calculando o peso do maior menos o peso do menor, obteremos 150g (300-150= 150). como sabemos que existem 6 intervalos de peso entre o menos e o maior, dividiremos esse valor por 6 e encontraremos que a diferença de peso entre cada fenótipo é de 25g.
Você pode encontrar mais questões de polialelia aqui mesmo no brainly a partir deste link: https://brainly.com.br/tarefa/22658723
Bons estudos!