QUESTÃO A Para os resultados mais significativos e assertivos, o trabalho da área de Gestão de Pessoas é realizado com grande interface e parceria estratégica com as Lideranças das áreas. Há estilos diferentes de liderança, com seus aspectos favoráveis e desfavoráveis, considerando a maturidade da equipe e com a cultura organizacional. Cabe a área de Gestão de Pessoas trabalhar com estas diferenças considerando sempre o objetivo e planejamento estratégico Diante do exposto, elabore um texto dissertativo-reflexivo, descrevendo sobre os diferentes perfis de liderança, assim como vantagens e desvantagens na gestão de pessoas.
Respostas
Com base no enunciado acima, podemos compreender que:
Os diferentes perfis de liderança, são na maioria das vezes aplicados em situações coletivas, que dependem do retorno dos envolvidos, ou seja, um líder precisa de uma equipe a qual moldar e apresentar resultados, deste modo, podemos apresentar alguns exemplos:
- Coercitivo
A vantagem: Em situações críticas, o estilo de liderança coercitivo tende a funcionar bem em situações de emergência.
A desvantagem: Com esse estilo de liderança as pessoas não se sentem livres para agir, pensar, criar e desenvolver senso crítico e acabam desistindo de tentar colaborar com opiniões.
A vantagem: Esse líder garante a motivação dos funcionários através da transparência.
A desvantagem: Esse não é o estilo mais adequado para momentos de crise.
A vantagem: Por ter um interesse genuíno nas pessoas, ele cria harmonia e proximidade na equipe.
A desvantagem: A linha entre o chefe afetivo é tênue, por isso a importância de manter cada coisa em seu lugar, mantendo o mesmo padrão de exigência sem proteger ninguém.
A vantagem: O democrático é o melhor líder para criação de ambientes de alto desempenho. Isso porque o compartilhamento das responsabilidades faz com os liderados se sintam corresponsáveis e parte de uma construção coletiva.
A desvantagem: Quando a equipe é muito jovem e inexperiente, esse estilo de liderança não funciona bem, pois o excesso de democracia em uma equipe inexperiente tende a prejudicar os resultados
- Modelador:
A vantagem: Justamente pelo detalhamento das instruções, o líder modelador acelera a formação de pessoas e eleva os níveis de qualidade dos produtos.
A desvantagem: Essa pessoa costuma transformar os funcionários em ‘clones’ dele mesmo, pois acredita ser uma grande referência.
Como um técnico de time de futebol, o treinador investe tempo e esforços na compreensão dos pontos fortes e fracos de cada membro da sua equipe.
A vantagem: Preocupado em conhecer sua equipe, é perfil ideal para a formação de novos líderes.
A desvantagem: Esse é um tipo de chefe que assume grandes riscos para deixar que as pessoas evoluam naturalmente. São mais expostos, portanto, a erros.
Espero ter ajudado.