Nos sistemas bipolares, a iniciativa tomada por uma das nações visando a ampliar sua margem de segurança e seu poder é encarada pela potência rival como ameaça direta e vital, que exige resposta simétrica. Um sistema bipolar de poder que ilustra essa situação é a:
Respostas
Um exemplo clássico de sistema bipolar de poder é o que vigorou durante a Guerra Fria (1945-1991), entre Estados Unidos e União Soviética.
O fim da Segunda Guerra Mundial (1945) trouxe como consequência uma grave crise social e econômica para os países que se envolveram no conflito. Se por um lado a União Soviética anexou vários territórios ao leste europeu sob a bandeira do regime socialista, os Estados Unidos promoveram ajuda financeira para que os países europeus com o objetivo de ampliar sua influência sobre a égide do regime capitalista.
Desta forma caracterizou-se uma configuração bipolar de poder, marcada disputa acirrada pela tentativa hegemonia em escala mundial entre o sistema capitalista (Estados Unidos) e o sistema socialista (União Soviética), responsável e determinante para as relações internacionais entre os Estados durante todo o período em que perdurou a Guerra Fria, culminando com a extinção da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas em 1991.
Resposta:
Segunda Guerra Mundial.
Explicação: