Respostas
A sociedade espartana era dividida em Esparciatas (cerca de 5% da população), periecos (10%) e hilotas (85% da população), e adotava um sistema político que tinha por base a oligarquia, com baixíssima participação da maioria.
Os Esparciatas eram os donos das propriedades e herdeiros de famílias nobres antigas, tendo plenos poderes políticos. Os periecos eram artesãos e comerciantes e, apesar de serem livres, não eram considerados cidadãos, enquanto que os hilotas eram os escravos, trabalhando nas propriedades dos esparciatas.
- Esparciatas: Descendiam diretamente dos dórios e, compunham a camada mais alta da sociedade espartana. Eram ricos proprietários de terra e, ocupavam altos cargos militares e políticos.
- Periecos: descendiam de povos conquistados pelos dórios. Normalmente, eram camponeses, comerciantes e artesãos. Eram livres, porém não eram considerados cidadãos espartanos e não possuíam direitos políticos.
- Hilotas: descendiam dos povos que tentaram resistir a invasão dória mas foram conquistados e tornaram-se servos. Eram trabalhadores forçados que pertenciam ao Estado e deviam obediência aos esparciatas.