Respostas
O plano de metas de JK foi um projeto político que tinha por objetivo acelerar o crescimento da economia nacional, expandindo o setor industrial, melhorando a infraestrutura de transporte e telecomunicações, expandindo o alcance da eletrificação no Brasil e criando um mercado interno forte.
Ele buscou colocar estas ideias em prática tomando grandes empréstimos ao Fundo Monetário Internacional e investindo o dinheiro em áreas estratégicas, como a extração de petróleo, produção e distribuição de energia e na construção de melhores estradas e pólos industriais, de modo a fazer com que a economia crescesse mais que os juros da dívida.
O plano de metas do governo JK tinha como objetivo o desenvolvimento e a ordem.
Plano de Metas
O "Plano de Metas" apresentou 31 objetivos, foram neles que surgiu o lema "50 anos em 5", ou seja buscavam 50 anos de progresso em 5 anos de mandato. Esses objetivos foram potencializados em diferentes setores como:
- Transporte
- Energia
- Indústria de base
Esse plano objetivava o nacional-desenvolvimento através das combinações de iniciativas privadas nacionais com estatais e ao capital nacional, com o foco na expansão da atividade industrial.
Nesse processo, destaca-se a atuação da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) com o objetivo de desenvolver o crescimento industrial no Nordeste.
Foi durante esse plano que houve a criação de Brasília, arquitetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo urbanista Lúcio Costa.
Saiba mais sobre "Plano de Metas" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4052087
#SPJ3