Conhecendo um pouco mais sobre a economia mundial e as relações comerciais do Brasil será possível traçar novas concepções ou reforçar estratégias pertinentes à sua atuação futura no mercado de trabalho. Em relação aos fluxos de comércio exterior avalie as afirmativas a seguir: I. A Europa é o principal parceiro comercial do Brasil a partir dos produtos agrícolas e outros commodities como ferro e petróleo; II. O Brasil, por ser um país subordinado aos principais países capitalistas, como os EUA, compram produtos agrícolas e produtos relacionados à tecnologia III. O crescimento da economia chinesa impulsionou a Balança Comercial entre o Brasil e a economia asiática porque este pais demandou por diversos produtos que compõem a matriz de exportação do Brasil. Em relação aos fluxos internacionais com o Brasil mencionados, é correto afirmar que: A Somente a afirmativa I está correta. B Somente a afirmativa II está correta. C Somente a afirmativa III está correta. D Somente as afirmativas I e II estão corretas. E Somente as afirmativas I e III estão corretas
Respostas
Letra C.
I. A Europa é o principal parceiro comercial do Brasil a partir dos produtos agrícolas e outros commodities como ferro e petróleo.
ERRADO. Na verdade, o maior parceiro comercial do Brasil é a China, que compra milhões de toneladas de commodities agrícolas (como o café, soja, milho) e minérios para a fabricação de produtos eletrônicos.
II. O Brasil, por ser um país subordinado aos principais países capitalistas, como os EUA, compram produtos agrícolas e produtos relacionados à tecnologia.
ERRADO. Na verdade, o Brasil é um país soberano que se relaciona comercialmente com as grandes potências econômicas do globo terrestre. Por ser um país subdesenvolvido, o Brasil tem o setor primário da economia (agricultura e pecuária) como carro-chefe.
III. O crescimento da economia chinesa impulsionou a Balança Comercial entre o Brasil e a economia asiática porque este pais demandou por diversos produtos que compõem a matriz de exportação do Brasil.
CERTO. Por ser um país superpopuloso - onde a alimentação deve ser uma prioridade para toda a população -, a China requer a entrada de milhares de toneladas de commodities agropecuárias (café, soja, carne) em seu território.
Lute e conquiste os seus objetivos de vida!