Os séculos XVI e XVII marcaram a afirmação do absolutismo político na Europa, embora com particularidades em cada reino. Dois exemplos de reis absolutistas são Felipe II, cujos domínios eram tão vastos que se dizia que neles “o sol nunca se punha”, e Luís XIV, conhecido como “rei sol”.
Indique duas medidas estabelecidas pelo poder real que tenham auxiliado a afirmação do absolutismo político e dois fatores que funcionaram como resistência ao processo de centralização política.
Respostas
Por absolutismo, entende-se uma forma de governo onde todo o poder está concentrado nas mãos de uma pessoa, ou seja, é absoluto, como o próprio nome dá a entender.
O absolutismo foi a forma de governo que surgiu logo após o fim da Idade Média, especialmente as monarquias absolutistas e os estados nacionais fortes e centralizados.
Como medidas que marcaram a afirmação do poder político, temos a centralização dos governos, unificação das moedas e a unificação dos impostos em um único território. Como medidas contrárias, temos a resistência da burguesia ao aceitar a arbitrariedade e os posteriores mecanismos de limitação do poder estatal.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/25146681
Resposta:
Dentre as duas medidas que auxiliaram a afirmação do absolutismo político, poderiam ser citadas: práticas mercantilistas, colonização de novos territórios, criação de relações de controle e convivência com a nobreza, montagem de um corpo administrativo (burocrático). Além, disso, poderiam ser citadas antigas medidas que remontam ao final da Idade Média, como a criação de um exército nacional, organização de tribunais nacionais com juízes nomeados pelo rei, unificação da moeda e cobrança de impostos.
Entre os fatores que funcionaram como resistência ao processo de centralização políticas, poderiam ser lembrados: existência de poderes tradicionais ligados à nobreza e ao clero, ascensão da burguesia, revoltas populares, agitação religiosa
Explicação:
plurall ;)