• Matéria: Química
  • Autor: VaiEstudarVeado520
  • Perguntado 8 anos atrás

Uma forma de identificar a estabilidade de um átomo de qualquer elemento químico consiste em relacionar seu número de prótons com seu número de nêutrons em um gráfico denominado diagrama de estabilidade, mostrado a seguir.

São considerados estáveis os átomos cuja interseção entre o número de prótons e o de nêutrons se encontra dentro da zona de estabilidade mostrada no gráfico.
Verifica-se, com base no diagrama, que o menor número de massa de um isótopo estável de um metal é igual a:

(A) 2
(B) 3
(C) 6
(D) 9

Anexos:

Respostas

respondido por: CamilaSFernandes
31
Alternaiva: C

Analisando a tabela periódica temos que, o lítio é o metal de menor número atômico (3). Portanto, o átomo de lítio tem 3 prótons. A massa representa a soma do número de prótons e neutrons. Sendo assim, pode haver elementos apresentando número atômico com prótons diferente de neutrons, com números de massa diferentes, sendo classificado como isótopos. Na curva apresentada, para um átomo com três prótons são possíveis configurações estáveis com três e quatro nêutrons, apresentando 3 protons e 3 neutrons, sendo assim o número de massa será igual a 6.
respondido por: nandasgn
5

Resposta:

C) 6

Explicação:

Isótopos são elementos que possuem o mesmo n° de prótons e diferem em seu n° de nêutrons e massa  

Assim de acordo com o enunciado, um átomo com 3 prótons apresenta configuração estável com 3 a 4  nêutrons, então o menor n° de massa que um isótopo estável  de um metal pode ter é 6 - sendo 3 prótons e 3 nêutrons  

Perguntas similares