• Matéria: Filosofia
  • Autor: clebertowoy2i0m
  • Perguntado 8 anos atrás

A ética de Immanuel Kant se centraliza na noção do dever, e prioriza o uso da razão em detrimento dos desejos e dos sentimentos. É o princípio da razão que deve guiar a ação ética. O valor de uma ação está no princípio de cumprir um dever e não na intenção ou no interesse que está por trás da ação.

Segundo a ética kantiana, está correto o que se afirma em:

a. Segundo o pensamento de Kant, só se deve ajudar um idoso caso ele recompense de alguma maneira. Deve-se praticar ações apenas quando estas sejam do nosso interesse pessoal.

b. O dever é algo irracional, quem age apenas pensando no seu dever, sem se preocupar com aquilo que lhe beneficia, não age eticamente

c. Kant pensa que o homem é o legislador de si mesmo. O ser humano é racional, é capaz de decidir o que deve ou não fazer, por isso, ele obedece aos deveres que a própria razão estabelece.

d. Para Kant, só tem valor a ação ética que pensa exclusivamente no próprio indivíduo sem se preocupar com o resto da sociedade.

e. Não se pode simplesmente ignorar nossos sentimentos e nossas emoções para agir de forma ética, devemos ser sinceros e expressar abertamente nossas escolhas com base no nosso coração.

Respostas

respondido por: dudujunio1
4
Para Kant, só tem valor a ação ética que pensa exclusivamente no próprio indivíduo sem se preocupar com o resto da sociedade.

alexsandrasilvozvrr5: Obrigada! <3
Perguntas similares