• Matéria: Sociologia
  • Autor: krdcs
  • Perguntado 8 anos atrás

quais eram as crenças e os mitos gregos e de que forma a religião se fazia presente no cotidiano da Grécia Antiga?

Respostas

respondido por: monao
8
Os gregos antigos acreditavam em um panteão de deuses(doze olimpianos, e diversos deuses menores, além dos titãs), ou seja, eram politeístas. Toda crença era rodeada de mitos(oráculo de Delfos, labirinto de Dédalo, hidra, minotauro, naiades, ninfas e etc), os deuses gregos eram encarnados em forma de elementos da natureza(água, sol, lua,árvores, animais, fogo e etc)habilidades/características(inteligência, força, coragem, beleza) e acontecimentos(vida e morte, por exemplo).
Toda sociedade era dependente dessas crenças, as guerras apenas eram travadas caso um oráculo dissesse que poderia, cidades eram construídas em homenagem aos deuses(como a cidade de Atena).
Assim como para as religiões monoteístas decisões eram tomadas em favor dos deuses, para felicitar os deuses. Semideuses e heróis, muitos conhecidos ainda hoje, como Perseu, Aquiles, Hércules(mesmo sabendo que ele nunca existiu, sendo um conjunto de diversos heróis gregos), Teseu e Dédalo, fazem parte do que chamamos de mitologia grega. Mesmo após a queda da Grécia Antiga os mitos/deuses/heróis perpetuaram, alguns aderidos pela mitologia romana.
Perguntas similares