• Matéria: História
  • Autor: ylannasuellen186
  • Perguntado 8 anos atrás

Os ministros Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência, e Maria do Rosário, dos Direitos Humanos, afirmaram que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia o direito dos empregados domésticos ajuda a eliminar o “resquício da escravidão” que há no Brasil. Os dois discursaram em evento do Conselho Nacional do Ministério Público. Gilberto Carvalho citou o livro Casa grande e senzala, do sociólogo Gilberto Freyre, sobre os relacionamentos históricos dos homens brancos com índios e africanos. O ministro disse que a PEC ajuda a encerrar a “casa grande e senzala” que o país vivia.
(Adaptado de g1.globo.com, 03/04/2013).

No texto, destaca-se uma justificativa para a relevância da lei que visa a garantir novos direitos aos empregados domésticos.
De acordo com o texto, a criação dessa lei se relaciona principalmente ao seguinte fator:

(A) exclusão política dos grupos populares
(B) hierarquização social nas condições de trabalho
(C) desvalorização econômica dos empregos formais
(D) discriminação étnica nas qualificações profissionais

Respostas

respondido por: CamilaSFernandes
7
Alternativa: B

A Pec das domésticas surgiu com o intuito de amenizar a chamada hierarquização social nas condições de trabalho, mesmo após os direitos trabalhistas do Governo Getúlio Vargas, ainda há uma certa hierarquização no ambiente de trabalho, desde então novas leis foram criadas para reduzir esse cenário.
Perguntas similares