• Matéria: ENEM
  • Autor: Alekson456gabriel
  • Perguntado 8 anos atrás

na opinião de voçês , eu tiraria quanto nessa redação modelo-enem ?

Tema: A xenofobia em discussão no século XXI

A xenofobia em discussão no século XXI é um problema de âmbito mundial, sendo que através da mídia estamos tendo um considerável progresso de conscientização desse fator social. Isso se deve a visão mesquinha e superficial de pessoas que insistem em rotular , denegrir e atacar pessoas de diferentes religiões , culturas e países ; a aversão ao diferente , cujo problema gira em torno do ódio a civis de origem estrangeira . Além disso , os adeptos ao islamismo , que são ligeiramente comparados como terroristas , assassinos e homens -bombas. Portanto ,há que se avançar quanto a esse assunto .

Acerca do xenofobismo, verifica-se que esse revés ainda é fortemente entrelaçado a aspectos titulativos e depreciativos que tem por finalidade atacar de forma direta os emigrados. Ademais , as constantes humilhações e agressões verbais se perpetuam através de um seleto grupo que se auto denominam ‘’nacionalistas ‘’ , que pregam um verdadeiro anti-semitismo. assim, devemos nos atentar objetivamente para com esse impasse, já que o obstáculo a ser ultrapassado é grande.

Percebe-se ainda que esse tema , pouco veiculado em meios de comunicação , traz consigo um contexto ainda maior, que paira sobre a disseminação do ódio para com essas pessoas ,que posteriormente contribui para com a permanência desta problemática em nosso país, exemplo disso foi o caso do libanês Moamede Ali , que trabalha como ambulante em Copacabana, na Zona Sul do Rio, que foi agredido por outros camelôs. Isto é, a cultura de ódio de uma nação para com o diferente é algo inimaginável , uma vez que somos considerados como o ‘’ país das maravilhas’’. Dessa forma , temos que encarar essa adversidade sem lentes cor-de-rosa.

Ainda nesse sentido, é importante ressaltar que os refugiados sírios são sub-julgados de forma eloquentemente errônea , sendo constantemente taxados de fundamentalistas , assassinos , estupradores e dentre outros adjetivos pejorativos que não valem apena de serem lembrados . isso porque a não aceitação de uma religião , cultura e costumes diferentes dos quais fomos acostumados desde muito pequenos não fez parte de uma nação cujo lema é '' ordem e progresso''. Por isso , devemos olhar para com esse impasse de forma crítica.

Torna-se evidente, portanto, a necessidade de se entender esse problema e propor medidas que, entre outras, tornem mais eficazes propostas já lançadas e amenizem - ou até resolvam - essa questão.A internet pode colaborar com o processo de mobilização através de boletins, emails, listas de discussão, blogs, twitters e sites. Ademais, lideranças comprometidas com a causa da educação devem procurar mobilizar a sociedade em amplo movimento que envolva a todos, transformando esse tema na grande prioridade do Brasil. Abrir o debate para toda a sociedade é ponto de partida para toda transformação social. Isso mostra que cada comunidade pode fazer sua própria estratégia de adoção do sistema de acordo com sua realidade. Por fim,a iniciativa privada, por exemplo, pode disponibilizar sua capacidade de gestão e seus investimentos em prol da articulação para fortalecimento do processo. As ONGs podem se responsabilizar por atividades complementares. Os pais podem se comprometer com uma participação mais ativa. E as secretarias de educação podem propor parcerias com as pastas de Planejamento e Desenvolvimento Social. Assim , poderemos sonhar e construir uma sociedade mais fiel aos ideais e princípios da constituição.

Respostas

respondido por: Anônimo
6
Competência I = 120
Competência II = 120
Competência III = 80
Competência IV = 120
Competência V = 80
Total = 520

Obs.:
1. Evite usar termos como "mesquinha", isso pode ferir os direitos humanos
2. Há vários erros na escrita das palavras. Ex.: comparado como* terroristas
3. Deve-se utilizar letra maiúscula em inicio de frases
4. Há repetições seguidas de palavras. Ex.: No terceiro parágrafo: "Para com"
5. Na finalização dos parágrafos argumentativos, há uma perda de sentido. Não dá para entender o que você quis dizer com: "encarar sem lentes de cor-de-rosa"
6. Seu texto apresenta excesso de informações, isso deixa confuso.
7. A proposta de intervenção deve conter no máximo 1 agente para cada argumento, o modo como você escreveu vai tirar muitos pontos da competência V.

Dicas:
Reduza seu texto em 4 parágrafos. Um para a introdução, dois para o desenvolvimento (argumentação) e um para a conclusão.
Não precisa dessa quantidade excessiva de informações no seu texto, escolha apenas dois argumentos e desenvolva de maneira efetiva, utilizando conectivos para evitar a desconexão (perda de sentido).
Para a proposta de intervenção escolha 1 agente para cada argumento e detalhe:  O que deve ser feito? Quais os meios? Como fará isso? Para que finalidade?
Não fira os direitos humanos
Evite a utilização de palavras difíceis, isso não aumentará sua nota e só complicará ainda mais seu texto.
Busque a simplicidade e a objetividade 
; )
Perguntas similares