• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: contactbrunavi
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia um trecho de um texto: “A leitura deve ser compreendida como uma interação textos-sujeitos. Desta forma podemos afirmar que a leitura é uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza com base nos elementos linguísticos que estão presentes na superfície textual e na sua forma de organização. As experiências e conhecimentos do leitor devem ser levadas em consideração, que precisa apresentar mais do que o conhecimento do código linguístico: precisa apresentar também a competência linguística para decodificar aquilo que está sendo lido.Ler não é um processo passivo: cabe ao leitor realizar um trabalho ativo de compreensão e interpretação de texto a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc. É a partir dos processos de seleção, antecipação, inferência e verificação que a verdadeira leitura acontece, pois eles permitem que o leitor controle o que vai sendo lido, tomando assim decisões diante de dificuldades de compreensão para que avance na busca de esclarecimentos. O leitor é, pois, um construtor de sentido, sujeito ativo no processo, e não apenas um receptor passivo.”
Fonte: Trecho extraído do texto “Leitura, Texto e Sentido”. In: http://escolaeducacao.com.br/leitura-texto-e-sentido/

Considerando a importância da leitura no meio acadêmico e profissional, além dos aspectos que envolvem a interpretação de textos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A primeira leitura, denominada inspecional, deve ser realizada com o objetivo de reconhecer de forma ampla os temas apresentados no texto.
PORQUE
O uso de dicionários para consultar possíveis dúvidas quanto ao significado das palavras em um texto é desnecessário, pois podemos inferir significados após duas ou mais leituras do mesmo texto.

a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

ME AJUDE PF

Respostas

respondido por: ramosbrunahouvyg2
24
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
respondido por: franciscamartadasilv
0

Resposta:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa

Perguntas similares