Os documentos que implantaram ou que regulam as avaliações externas sempre apontam como propósito dessas avaliações a criação de uma cultura avaliativa nos sistemas de ensino e nas escolas. Até o surgimento das avaliações externas, a avaliação que predominava nas escolas era a avaliação da aprendizagem, na qual o professor era o avaliador e os alunos os avaliados. A criação de uma cultura avaliativa nos sistemas de ensino e nas escolas implica em: I – Utilizar os resultados das avaliações externas para a elaboração de programas e projetos que ajudem as escolas a melhorar a qualidade do ensino. II – Promover, a partir do tipo de instrumentos de avaliação utilizados nas avaliações em larga escala, simulados que prepararem os estudantes a responder os testes padronizados. III – Analisar os resultados das avaliações externas, cruzá-los com dados contextuais para compreender as dificuldades dos estudantes e planejar estratégias de ensino que os ajudem a aprender mais. IV – Desenvolver políticas de premiação para os estudantes que obtenham bom desempenho nas avaliações externas e bonificação para os professores das escolas que consigam alcançar e superar suas metas. V – Estimular os usos dos resultados das avaliações externas pelas escolas, tanto como indicadores para a avaliação institucional como para diagnóstico de dificuldades para o planejamento didático. Considerando as afirmações expressas anteriormente, é correto o que se afirma em: Escolha uma: a. Apenas I, III, V. b. Apenas II, III, IV. c. Apenas I, II, V. d. Apenas II, III, V. e. Apenas III, IV, V. Próximo
Respostas
respondido por:
126
Resposta = Apenas I, III, V. Correto
respondido por:
51
As alternativas I, III e V estão corretas.
A avaliação formativa segundo em nossa Lei de Diretrizes Básicas parte da a organização curricular deve ser distribuída para os estados bem como municípios de acordo com um cronograma, que em sua grande maioria é composto por sistemas bimestrais e em segundo caso trimestrais, não mensais.
A estrutura de avaliação da LDB na educação básica parte da avaliação humanizadora faz parte de um processo inclusivo que se dá desde a entrada do aluno em sala de aula, assim como seu cotidiano e aprendizado.
Perguntas similares
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás