• Matéria: História
  • Autor: Jeniferpedriali
  • Perguntado 8 anos atrás

O modelo mercantil de transição do feudalismo para o capitalismo estava baseado na lógica do aprimoramento de recursos e ampliação dos lucros. Em sua crítica da economia política, Karl Marx apresenta um ambicioso projeto de pesquisa associado à teoria revolucionária do proletariado. Assinale a alternativa que apresenta a explicação de Karl Marx sobre o capitalismo:
ALTERNATIVAS

a-De forma semelhante aos economistas políticos, Marx afirma que o capitalismo não pode ser considerado como uma ordem natural, mas fundamentalmente social e histórica, edificada por meio da luta de classes.


b-Diferente dos economistas políticos, Marx afirma que o capitalismo não pode ser considerado como uma ordem natural, mas fundamentalmente social e histórica, edificada por meio da luta de classes.


c-Para os economistas políticos, o mercado não visa um espaço social de oportunidades, tampouco de igualdade e liberdade dos agentes econômicos, mas, sim, um campo favorável para o estabelecimento de uma ordem exploradora, opressora e dominadora.


d-Para Marx, o mercado visa um espaço social de oportunidades, de igualdade e liberdade dos agentes econômicos, não se configurando, portanto, como um campo favorável para o estabelecimento de uma ordem exploradora, opressora e dominadora.


e-Na visão de Marx, a transição do feudalismo para o capitalismo não deu margem à lógica do capital, mas, sim, a um processo de diminuição do valor excedente, por meio do consumo produtivo de mercadorias - formas de produção e força de trabalho.

Respostas

respondido por: radulvalac
8
O capitalismo nao pode ser considerado como uma ordem natural. Mas edificado pela luta de classes. Sendo assim letra B é a resposta certa.


MarcosNativo: Letra B. Pag 67
Perguntas similares