Os riscos associados ao trabalho com caldeiras são elevados, em especial, naquelas de categoria “A”, definidas por possuírem pressão de operação igual ou superior a 1.960 kPa (para se ter uma ideia, isto é aproximadamente 20 atmosferas de pressão, levando-se em conta que a pressão atmosférica ao nível do mar é de 101,2 kPa). As caldeiras de categoria “C” possuem pressão de operação abaixo dos 588 kPa, enquanto que as de categoria “B” operam na faixa intermediária (entre 589 e 1.959 kPa). Podemos citar como principais riscos associados ao trabalho com Caldeiras e Vasos de Pressão: Calor, elevada umidade, vibração e ruídos (riscos físicos), névoas (químicos) e riscos de queimaduras e explosões (riscos de acidentes). Assim, dado o risco associado às atividades com este equipamento, a NR-13 apresenta uma série de diretrizes para tornar a operação com este equipamento mais segura. Mediante o exposto e considerando os riscos em se operar caldeiras e vasos de pressão, assinale a alternativa que apresenta o tempo mínimo preconizado para o treinamento dos trabalhadores que terão de operar as caldeiras e vasos de pressão:

Respostas

respondido por: carlitopsilva
8
Para operar uma caldeira ou um vaso de pressão, o operador deve ter um treinamento mínimo entre 100 e 300 horas, variando de acordo com a categoria do vaso de pressão ou da caldeira.

rylleffer: concordo com o colega P. 104
respondido por: raphaelrv
3

Resposta:

Alternativa 2: Entre 100 e 300 horas, dependendo da categoria do vaso de pressão ou da caldeira.

Explicação:

Vide p. 104 do livro.

“Para operar uma caldeira ou um vaso de pressão, o operador deve ter um treinamento mínimo entre 100 e 300 horas, variando de acordo com a categoria do vaso de pressão ou da caldeira.”

Perguntas similares