• Matéria: Sociologia
  • Autor: viniciuslopes1131
  • Perguntado 8 anos atrás

A teoria crítica, ao contrário, tem como objeto os homens como produtores de todas as suas formas históricas de vida. As situações efetivas, nas quais a ciência se baseia, não é para ela uma coisa dada, cujo único problema estaria na mera constatação e previsão segundo as leis da probabilidade. O que é dado não depende apenas da natureza, mas também do poder do homem sobre ela. Os objetos e a espécie de percepção, a formulação de questões e o sentido da resposta dão provas da atividade humana e do grau de seu poder. (HORKHEIMER, 1991, p. 69).No trecho acima, Horkheimer aponta as características da Teoria Crítica. Levando em consideração os seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Respostas

respondido por: sergioramiressoy6jxd
243
e. De acordo com Horkheimer a Teoria Crítica leva em consideração o sujeito enquanto participante do universo pesquisado e sua interpretação crítica dos dados. Em contrapartida, a teoria tradicional se ampara na constatação de dados reais, sem a participação humana em sua interpretação. 
respondido por: Matheusieti
21

A alternativa E está correta.

Analisando o texto e com base nos conhecimentos estudados em Adorno e Horkheimer notamos que: 

A sociedade esta dividida entre a classe que produz e a classe que consome, e, dentro dessa esfera, existe um abismo que compreende a exclusão social assim como a segregação. 

Um exemplo:

Notamos que para Hitler a supremacia branca precisaria exterminar os demais "inferiores" segundo seu próprio pensamento incoerente, porém, nossa sociedade é múltipla, plural e diversificada, e, as relações de etnia assim como de gênero precisam ser respeitadas como um todo, pois apenas assim conseguiremos pensar em um futuro de igualdade.

Mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/6313656

Anexos:
Perguntas similares