Respostas
Resposta:
Digestão intracelular significa que ela ocorre somente no interior da célula. A partícula é englobada, por pinocitose ou fagocitose, sendo então digerida no interior de vacúolos através das enzimas lisossômicas
Explicação:
Chamamos de digestão o conjunto de processos físico-químicos responsáveis pela transformação de grandes moléculas orgânicas oriundas dos alimentos em compostos simples e capazes de serem absorvidos e utilizados pelo organismo. A digestão pode ser classificada como extracelular, intracelular ou extracorpórea.
A digestão intracelular é aquela realizada no interior das células. Há seres vivos em que esta é a única forma de digestão (protozoários, por exemplo), mas ocorre normalmente nas diversas espécies. Ela pode ser classificada de duas maneiras: heterofagia ou autofagia.
Na autofagia acontece a digestão das próprias estruturas celulares, o que ocorre em condições normais para a renovação das organelas citoplasmáticas ou de maneira alternativa em casos de insuficiência nutricional.
Na heterofagia, para que ocorra digestão de moléculas intracelularmente, é necessário o ingresso das mesmas ao interior celular. O sistema de endomembranas apresenta fluxo em ambas as direções, funcionando como uma porta de entrada (endocitose) e saída (exocitose) de moléculas, possuindo diferentes maneiras de absorvê-las e eliminar resíduos. De acordo com o tamanho e as propriedades físicas do material que será incorporado, esse mecanismo pode ser do tipo pinocitose, que permite a entrada de líquidos juntamente a pequenas moléculas e proteínas dissolvidas, cujo envolvimento ocorre por meio de pequenas depressões na membrana plasmática, conhecidas como fossetas, que se desprendem internamente em pequenas e numerosas vesículas conhecidas como pinossomo, os quais se fundem ao endossomo posteriormente. O outro mecanismo de absorção é a fagocitose, aonde há o envolvimento das partículas sólidas relativamente grandes e estruturadas por meio de pseudópodes, englobando-as através de vesículas chamadas de fagossoma ou vacúolo alimentar, que se fundem posteriormente ao endossomo.