• Matéria: Pedagogia
  • Autor: wpereira500
  • Perguntado 8 anos atrás

São mitos do pensamento positivista que têm Durkheim como seu defensor: 1- a ciência é a única forma adequada de conhecimento, em detrimento de outras abordagens do real; 2- admitir que o conhecimento verdadeiro é apenas o que pode ser provado, experimentado (reducionismo); 3- a transmissão do conhecimento assim acontece: “o professor ensina”, “o aluno é objeto e não sujeito da ação”; Analise e critique os mitos apresentados acima. Argumente referindo-se a Durkheim e também a Paulo Freire que em seu livro “Pedagogia do Oprimido”, opôs-se ao modelo que denominou como Educação Bancária e que é análogo (semelhante) às mesmas premissas do pensamento positivista. Importante: sua resposta deve trazer suas considerações pessoais. Você pode citar um pequeno trecho de um dos autores, mas o importante é demonstrar suas reflexões sobre o que ler ao pesquisar os textos dos autores para responder.

Respostas

respondido por: Leticia140778
1
Citado como o pai da sociologia, Émeli Durkheim, tinha a preocupação de manter a integridade da sociedade. 

Conforme sua teoria, os elementos da sociedade, tais como a moralidade e a religião, são produtos históricos. Para ele a sociedade não é somente um grupo de pessoas que vive em alguma região, mas são seres humanos que possuem ideias, crenças, sentimentos,...De acordo com a crença do sociólogo, são as pessoas que agem umas sobre as outras e desta influenciam a vida social.

A sociedade possui três características essenciais para Durkheim: generalidade, coercitividade e externalidade.O positivismo para Durkheim é uma corrente filosófica que enfatiza a importância da ciência para a apropriação do conhecimento, ele é defensor do racionalismo.

A teoria de Durkheim não vai de acordo com a teoria de Paulo Freire, pois o educador defende uma pedagogia libertadora, em que os educandos são formados para tornarem-se cidadãos críticos e atuantes na sociedade.
A teoria de Paulo Freire defende um educador mediador e não detentor de conhecimento, além dele acreditar que tudo muda através da ação.
Perguntas similares