• Matéria: Filosofia
  • Autor: WellidaSyllva
  • Perguntado 8 anos atrás

Mitos sobre a origem do mundo; um mito Indígena e um mito Grego.

Respostas

respondido por: taavinho
13
Mito Grego: No início, nada existia. Tudo era escuro e sem nadae isto era o Caos. Gradualmente a Mãe-Terra (ou Gaia) surgiu e foi ganhando forma e criou o Mundo.

A Mãe-Terra teve um filho, Urano, que era o céu. Urano e a Mãe-Terra tiveram filhos juntos. Com a chuva vieram as plantas e os animais que se formavam das gotas que caíam nos oceanos e rios. Também surgiram mosntros de muitos tamanhos, formas e feitios. Entre estes monstros havia três que apenas tinham um olho, bem no meio da testa, e chamavam-se de Ciclopes. Urano foi muito mau para eles, tratava-os cruelmente e baniu-os para o Submundo (mais tarde iremos abordar o Submundo para melhor perceberem).

Mais tarde começaram a aparecer seres com forma de humanos, mas enormes. Estes gigantes eram os Titãs e foram os primeiros deuses e deusas. Finalmente, a Mãe-Terra de à luz a Idade do Ouro, que viveram numa época sem guerras ou confltos. Infelizmente, não tiveram filhos e a raça morreu, apesar de terem continuado na Terra como espíritos para ajudar e proteger as pessoas.

A Terra-Mãe não conseguia perdoar ao seu filho Urano pela maneira como ele tinha tratado os Ciclopes e encorajou os Titãs, liderados por Cronos, para se revoltarem. Eles atacaram e venceram Urano e assim ficaram no poder. Do sangue de Urano cairam 3 gotas de sangue na Terra e assim nasceram as Eríneas. Estes eram espíritos de vingança e revolta, com cabeça de cão e asas de morcego. Eles perseguiam assassinos, principalmente aqueles que matavam familiares. Uma outra gota caiu no mar e criou espuma e da espuma apareceu a deusa Afrodite.

 Cronos casou com a sua irmã, Rhea (Réia), e tornou-se rei dos Titãs. Tiveram 5 filhos, mas Cronos, avisado que um deles o mataria, engoliu-os todos assim que nasceram. Para salvar o seu sexto filho, Réia enganou Cronos, dando-lhe uma pedra enrolada em roupa de bébé e escondeu a criança entre algumas deusas menores, chamadas de Ninfas, que criaram a criança em segurança. Esta criança era Zeus.

Quando cresceu, Zeus regressou a casa disfarçado e colocou uma poção na bebida de Cronos, fazendo com que ele se engasgasse e morresse. As crianças que tinha engolido foram tossidas, sãs e salvas. Eram as irmãs Hestia, Demeter e Hera e os irmãos Pluto e Poseidon.

Uma batalha feroz então teve lugar. Zeus libertou  os Ciclopes que fizeram relâmpagos para ele arremessar. Fizeram também um tridente para Poseidon e um capacete mágico para Pluto que fazia com que quem o usasse  ficasse invisível. A maior parte dos Titãs e Gigantes ficaram do lado de Cronos.

Depois de uma terrível luta, os deuses mais novos, ou Novos Deuses, sairam vitoriosos. Os Titãs foram banidos e um deles, chamado Atlas, teve como castigo segurar para sempre os Céus.

Zeus ficou Senhor dos Céus e rei de todos os deuses. Poseidon foi feito Senhor dos Oceanos e Pluto do Submundo.


Mito Indígena: Quando não havia nem sol, nem lua, no início dos tempos, Nhamandú (que é o grande sol, o grande coração) teve uma ideia e soprou sua ideia em um cachimbo.

Este sopro viajou pelo espaço em forma de uma cobra / canoa... viajou, viajou... procurando um lugar para se fecundar, para morar.
Nhamandú não queria que ela fosse sozinha. pediu que sete anciões, os seres-trovões fossem com ela.

Em um certo lugar... Ali era o lugar da mãe das terras... a cobra canoa se espichou, se esticou e mordeu o próprio rabo, se transformando em um casco de jabuti.

Os sete seres-trovões ficaram em volta, não sabendo o que fazer com aquele casco de jabuti. Voltaram e perguntaram a Nhamandú, que teve a idéia de criar o ser humano (butsimaré). Pegaram um pouco de barro e moldaram um homem. Nhamandú emprestou sua raiz e quatro do seres trovões emprestaram seus amálgamas: o grande Senhor do Fogo, A Grande Mãe da Águas, O Grande Senhor do AR e o Grande Senhor da Terra. (dizem os índios que cada um de nós puxou mais a alguns desses bisavós).

Então, os sete seres trovões se transformaram nas sete cores do arco-íris e ligaram o céu com o casco do jabuti. O espírito de Deus desceu por ali e encontrou o espírito do Tempo e assim ele cresceu rápido.
Perguntas similares